Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
Fórum NTE Valença - Proinfo Integrado :: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC :: Fórum da Turma E - Santa Cruz
Página 1 de 1
atv1.3-edicarlos-e
Hoje estamos vivendo uma era de ouro na educação, nessa ultima década tivemos uma evolução esplendida, a tecnologia e mídia na educação veio para globalizar a educação e o mundo. Espero que todos professores da rede publica e privada estejam se preparando para melhor desenvolver o seu papel de facilitador do conhecimento. Sendo assim, juntos nos aproximamos dos país mais desenvolvido.
EOM- Convidado
ativ-3-rilson-turma-e
O autor mostra a necessidade de se fazer uma escola diferente,onde o professor deve deixar de ser apenas um mero transmissor de conhecimentos, transformando-se num suporte para o aprendizado do alunado.
Entendo que o professor de hoje deve se embasar principalmente nas novas tecnologias como meio de tornar suas aulas mais atraentes para um publico tão exigente.Dessa forma entendo que o professor tem papel fundamental na edificação do saber, tornando o aluno capaz de construir seu próprio conhecimento.
Entendo que o professor de hoje deve se embasar principalmente nas novas tecnologias como meio de tornar suas aulas mais atraentes para um publico tão exigente.Dessa forma entendo que o professor tem papel fundamental na edificação do saber, tornando o aluno capaz de construir seu próprio conhecimento.
rilson- Convidado
INFORMÁTICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Vivemos em um mundo globalizado, e escola como um ambiente formador de cidadãos, não pode ficar de fora, aliás é o ponto de partida para inclusão social. Busca-se a democratização entre os seres humanos, mas infelizmente estamos longe de alçançar este objetivo, porque falta uma educação de qualidade. E uma das formas de buscá-la é melhorar o sistema de ensino. fazendo uso de novas ferramentas, quee possam chamar atenção do nosso aluno, as tecnologias em mídias.
O governo já deu o "pontapé" inicial, informatizado as escolas públicas de todo o Brasil, mas ainda falta muito, principalmente qualificar os profissionais da educação. o problema é que essa qualificação ainda é um pouco restrita, já que temos professores efetivos e substitutos, então por que não qualificar todos? Acredito que este seja o primeiro passo.
Não basta apenas ter a ferramenta se não souber fazer uso dela.
O governo já deu o "pontapé" inicial, informatizado as escolas públicas de todo o Brasil, mas ainda falta muito, principalmente qualificar os profissionais da educação. o problema é que essa qualificação ainda é um pouco restrita, já que temos professores efetivos e substitutos, então por que não qualificar todos? Acredito que este seja o primeiro passo.
Não basta apenas ter a ferramenta se não souber fazer uso dela.
luciane- Convidado
Educação e Tecnologia
O processo de aprendizagem precisa ser continuo,devemos nos preparar para aprender a aprender para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a nossa própria prática. Frente a explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes a escola tem que repensar o seu papel. A visão geral,é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos,articuladora dos diversos espaços de conhecimentos.
As escolas só tem a ganhar com o uso das tecnologias, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista gerencial,ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola. As que abraçaram o uso das novas TICs, tanto no uso das práticas pedagógicas quanto os processos administrativos,descobriram que é possível quanto a realizar as tarefas que antes com um espaço muito menor,e que as novas tecnologias criam novas possibilidades que antes não existiam.
O uso das tecnologias que em primeiro momento se parece com um complicador a mais na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar, acaba se mostrando uma solução simplificada na medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.
As mudanças no ambiente educativo com a presença dos artefatos tecnológicos, criam melhores condições para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano e da civilização,além de guiar novas demandas,as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados nas disciplinas.
As escolas só tem a ganhar com o uso das tecnologias, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista gerencial,ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola. As que abraçaram o uso das novas TICs, tanto no uso das práticas pedagógicas quanto os processos administrativos,descobriram que é possível quanto a realizar as tarefas que antes com um espaço muito menor,e que as novas tecnologias criam novas possibilidades que antes não existiam.
O uso das tecnologias que em primeiro momento se parece com um complicador a mais na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar, acaba se mostrando uma solução simplificada na medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.
As mudanças no ambiente educativo com a presença dos artefatos tecnológicos, criam melhores condições para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano e da civilização,além de guiar novas demandas,as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados nas disciplinas.
Aldene-E- Convidado
Educação e Tecnologia
Atualmente vivemos em um mundo repleto de novidades tecnológicas das quais não poderíamos imaginar viver sem elas. Faz parte do nosso dia-dia e está presente em praticamente tudo que fazemos. As tecnologias que hoje conhecemos e utilizamos a todo instante tem formado uma aliança perfeita com o sistema educacional, quando este a utiliza para o desenvolvimento adequado desse sistema através dos mais diversas tecnologias que auxiliam o processo de ensino apredizagem. Existe uma gama desses recursos dos quais a escola como um todo pode estar utilizando para tornar a aprendizagem bem mais eficiente e interativa do ponto de vista tecnológico.
Edi-E- Convidado
atv.1.3 educação e tecnologia
O que se percebe nesta atv. 1.3 educação e tecnologia é um grande desafio para a escola de hoje,que tem de adaptar a estas tecnologia da informação e da comunicação, pois ambas estão transformando a nossa sociedade. Isso representa um enorme desafio para os sistemas educacionais, que são obrigados a repensar tanto a sua função quanto as formas de se relacionar com novos sujeitos e com suas novas necessidades. As tecnologias da informação e da comunicação vem ampliando de tal maneira o universo da socialização e de aprendizagem de crianças e jovens, que já está na hora de nós educadores começarmos a abandonar o nosso método ainda tradicional de ensino e buscar se aperfeiçoar no mundo da tecnologia, pois o principal objetivo de seu trabalho não é apenas ensinar uma dicisplina e sim ajudar nossos alunos a descobrir as chaves de seu tempo, a dar sentido ao mundo á sua volta e a proveitar os recursos disponíveis para serem verdadeiros cidadãos democráticos e responsáveis.
vu-e- Convidado
Educação e tecnologia
A escola na tecnologia tem que ter uma densidade de conhecimentos tecnologicos, ser mais articuladora, ter mas acesso as metodologia,ser centralizada nos conhecimentos, tem que explandir as tecnologias por varios meios de comunicação. hoje ainda existe escolas sem internete e isso é um atrazo tanto para o alunado, quanto para o professor.Portanto a tecnologia hoje está em todas as dimensõs, na agricultura, na pecúaria.etc..
frasão-E- Convidado
A durant o novo panorama da sociedade/Tecnnologia a escola
A escola diante desse novo panorama da sociedade tecnologia na escola. Eu vejo uma educação mais facilitada não so para os jovens, mais para todos as idades por que se tornou mundo amplo e vai se estender muito, as tecnologias tem um papel muito importante para as escola e para toda sociedade. Hoje nos professor temos que se interagir com a tecnologia.
CRUZ-E- Convidado
Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor (CD) sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)
Registre sua contribuição e, ao mesmo tempo, conheça e comente as contribuições dos colegas.
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)
Registre sua contribuição e, ao mesmo tempo, conheça e comente as contribuições dos colegas.
Tópicos semelhantes
» Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
» Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
» Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
» Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
» Atividade 4.1 - Prática pedagógica com projetos
» Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
» Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
» Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3
» Atividade 4.1 - Prática pedagógica com projetos
Fórum NTE Valença - Proinfo Integrado :: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC :: Fórum da Turma E - Santa Cruz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos