Fórum NTE Valença - Proinfo Integrado
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3

Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3

Mensagem  ntevalenca Dom Nov 15, 2009 10:03 pm

Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor (CD) sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)

Registre sua contribuição e, ao mesmo tempo, conheça e comente as contribuições dos colegas.

ntevalenca
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 02/04/2009
Localização : Valença do Piauí

https://ntevalenca.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty O universo das tecnologias

Mensagem  Rosefran Qui Nov 19, 2009 9:52 am

O universo das tecnologias


Frente a esplosão atual no universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola menos lecionadora e mais articuladora em termos de informação, pois, o espaço do conhecimento está se espandindo e a mesma, ao invés de ficar repetindo aulas enfadonhas, deve utilizar metodologias interessantes e estimuladoras ao processo ensino-aprendizagem, bem como, repensar também na dificuldade que o profissional da educação sente ao se defrontar com essa nova roupagem que o ensino tomou e promover a requalificação deste profissional para que ele não fique parado no tempo.
bounce

Rosefran
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Tecnologias na educação

Mensagem  Rita Sex Nov 20, 2009 9:58 am

Os novos rumos da educação junto as tecnologias.


Assistindo a entrevista de Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia,e pensando no papel de nós educadores frente a tantas inovações tecnológicas,concordo que o espaço do conhecimento está se multiplicando e não adianta aplicar conteúdos e mais conteúdos. O papel da escola nesse momento é repensar na nossa realidade sem a preocupação de apenas seguir cartilhas. A meu ver, o ponto de partida é selecionar o que realmente é significativo,podemos fazer menos ,mas fazer bem feito e mais organizado.Tudo isso parte da necessidade de formar cidadãos que no futuro enfrentarão um mercado de trabalho mais competitivo e com tecnologias cada vez mais avançados.
cyclops

Rita
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Educação e Tecnologia

Mensagem  Haydée Sex Nov 20, 2009 10:32 am

Educação e Tecnologia


Se pensarmos que a dificuldade financeira é impecílio para os conhecimentos tecnológicos, nos enganamos pois nos mais distantes lugarejo nos deparamos com uma TV e parabólica,isso é o grande avanço da tecnologia e a escola deve usa-ló como ferramenta para melhorar os conhecimentos de docentes e discentes. Desde que use com sabedoria.
Sad

Haydée
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Educação e Tecnologia

Mensagem  Cruzinha Sex Nov 20, 2009 3:15 pm

UMA ESCOLA PARA O SÉCULO XXI

A escola deve ser o ponto de partida ampla de conhecimento em todas as áreas, inclusive na área da tecnologia,pois a maioria de nossos professores tem grande dificuldade de acesso a nova tecnologia, portanto a escola hoje deve ter seu espaço de informação, deixando de ser uma escola lecionadora e se tornando uma escola organizadora, articuladorade conhecimento


Além das informações da escola temos as da televisão que se fosse usada de maneira adequada seria um grande incentivo para nós, um salto na construção cultural e tecnológica.

Temos ainda as empresas, as novas tecnologias, os cursos de internet, Windows, os cursos de inceminação artificial, ou seja, esse espaço está se multiplicando cada vez mais e a escola como um todo deve ter conhecimento dessas informações. Ela e a educação precisam caminhar juntas com as inovações Tecnológica para formar profissionais preparados para enfrenta desafios. Pois hoje ha um processo de interação de educação e vida profissional.
confused

Cruzinha
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty As novas tecnologias

Mensagem  Edianne Sex Nov 20, 2009 4:13 pm

[[justify]left]As novas tecnologias na educação deve ser implantada no Brasil e no mundo.Pois o ponto de partida mais amplo é a educação, ela é o elo das densidades dos conhecimentos de todas as atividades e estão aumentando a cada momento.Temos muito mais necessidades desses conhecimentos em todas as áreas,formando pessoas que daqui a dez ou quinze anos estão entrando no espaço profissional.

Esse tipo de necessidade e conhecimento que eles vão tendo, olhando os professores que temos, a dificuldade que enfrentam no acesso as novas tecnologias para poder transmiti-lo. Isso nos leva uma visão mais detalhada. Não é só mudar o curriculo escolar, é preciso repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deverar ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora dos diversos espaços tecnologicos.

Olhando hoje, que as imformações para as pessoas vem da escola, da televisão e muitos das novas tecnologias teem o segmento de cursos de windwos e internet, que vão se multiplicando cada vez mais. Ela deve ser mais articuladora desses projetos, e não ser repetitiva de suas ações.
Na escola deve-se aprender a ter acesso a tecnologia e a enteragir entre trabalho e educação.

Edianne
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Educação, para o século XXI: novos rumos

Mensagem  Walter Dom Nov 22, 2009 9:52 pm

A educação é um extraordinário produto sócio-cultural que está em constante invenção e reinvenção. Assim, de tempos em tempos, sobretudo diante de ciclos históricos, como o atual alvorecer de século e de milênio, a sociedade busca redefinir as diretrizes da educação. E faz parte integrante dessa busca traçar o perfil da escola ideal, e consequentemente refletir sobre que tipo de cidadão se quer formar.

Fala-se em fracasso da Educação, mas nunca se aprendeu e se buscou aprender tanto como agora. Aprende-se, porém, muito mais fora da escola do que dentro dela. O que é perfeitamente compreensível nesta sociedade denominada por vários pensadores como “sociedade de aprendizagem”. A nova ordem global, moldada por esta sociedade, cobra profissionais atentados para os atuais avanços tecnológicos, em todos os setores da sociedade civil. Não conseguir acompanhar esses avanços na velocidade em que sucedem é correr o risco de se tornar obsoleto. Essa mesma sociedade, no entanto, parece priorizar a Ciência em detrimento da Ética.

Para Rafael Yus, precursor da introdução dos temas transversais no currículo, a educação para o século XXI deve ser integral e englobar tanto as dimensões mental e física, quanto as dimensões emocional e espiritual das pessoas. É nesse pensamento que está embutida a idéia de que a escola deva deixar de ser tão ‘lecionadora’ de conteúdos e passe a ser mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento. (Dowbor, L., 2001). A escola deve adotar uma postura que promova a educação holística (Yus, 2000).

Acontece que o ritmo de desenvolvimento mental-científico está se sobrepondo aos demais. Eis o grande perigo da modernidade. Formam-se cientistas brilhantes, mas não cidadãos conscientes de seus direitos e deveres; e mais distante ainda está a formação de seres humanos fraternais e espiritualizados.

Isso porque a corrida em busca da competência técnica não está deixando tempo para a formação humanística de que tanto o mundo necessita. Descompassos desse tipo acabam, portanto, por descredenciar os sistemas de ensino. A escola não pode se limitar a formar autômatos tecnicistas, mas sim cidadãos de verdade. A prioridade, neste momento, é ensinar a convivência pacífica.

E no nosso entender, estas breves reflexões sobre o fazer educação no século XXI não devem ser encaradas como conclusivas e esgotantes do assunto. O debate apenas principia. O que se pretendeu aqui foi tentar traçar o perfil da escola que o atual momento histórico necessita e cobra dos sistemas de ensino do país. A consistência deste debate é só o início de uma caminhada tortuosa e contínua.

Walter
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Avanços Tecnológicos

Mensagem  Iraci Ter Nov 24, 2009 2:49 pm

[center]Avanços tecnológicos.

[justify]Diante do avanço tecnológico a escola é um dos principais canais para levar conhecimentos e informacões especialmente na área da tecnologia,pois hoje a humanidade se comunica em segundos e ela deve interagir com os seus educandos para os desafios profissicionais.

Iraci
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty escola e tecnologia

Mensagem  odenir m Ter Nov 24, 2009 9:02 pm

Escola e tecnologia
Com relação as novas tecnologias nossas escolas ainda estão engatinhando,claro que temos muitos exemplos de tecnologia,mas computador na escola mesmo,só para os gestores,ainda existe uma barreira entre o computador e o professor,os alunos então na escola não tem o menor contato,mas é só com o computador que estamos devagar,usamos TVs, dvds,recto projetor ,data show,com isso já diversificamos bastante nossas aulas,podendo assim tornar o ensino aprendizagem mais atrativo e até mais descontraído e assim tendo mais êxito em nosso trabalho,porque escola,tecnologia e aprendizagem tem que andar juntos na troca e transmissão de novos conhecimentos sem perder é claro ,a sua autonomia,afinal para quase tudo que existe de mais moderno e revolucionário em nosso planeta dependeu de uma escola um dia,por que a escola é fundamental em nossas vidas e sempre será.

odenir m
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Educação e Tecnologia

Mensagem  TIANA Ter Nov 24, 2009 9:39 pm

A educação brasileira está vencendo a exclusão digital. No Brasil já temos mais de vinte anos de estudos e experiências sobre a introdução de novas tecnologias digitais nas escolas públicas.O Ministério da Educação vem criando projetos nacionais com o apoio da maioria dos Estados , como o Programa Nacional de Informática Educativa-PROINFE e oPrograma Nacional de Informática na Educação -PROINFO.Muitas organizações sociais e comunitárias também colaboram nesse processo.
Frente a explosão atual do universo das tecnologias e do conhecimento, a escola deve repensar em seu papel , viabilizando ações para mudanças , não apenas de currículos .É necessário mudar a metodologia de ensino ,trabalhar a realidade do aluno .pois a escola como um todo deve trabalhar mais a prática pedagógica com os recursos tecnológicos ,pois o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola deve ser a articuladora desse processo.E o caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo da informática , passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos nesse processo .
É fundamental que as capacitações ofereçam aos professores experiências de aprendizagem com as mesmas características das que ele terá de proporcionar ao corpo discente ,futuros cidadãos da sociedade conectada.
[justify]

TIANA
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Ativ.1.3-Lelia-Turma-M

Mensagem  Lelia-M Qua Nov 25, 2009 10:08 am

Temos necessidades em qualquer área do conhecimento e também em muitas das atividades realizadas em nosso dia-a-dia, de sermos conhecedores e também usuários das novas tecnologias.
Bancos, caixas eletrônicos, câmeras digitais, são exemplos de algumas tecnolgias presentes em nossa vida, e que devem fazer parte do citidiano escolar de nossos alunos ainda na fase escolar, para que ao se depararem com elas, saibam como utilizá-las.
Na educação não é diferente, e já temos acesso a algumas tecnologias, necessitamos ainda de retirar delas, de usufruir o melhor que elas tem a nos oferecer em prol de fazermos uma educação com mais qualidade.

Lelia-M
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty maria do carmo-educação e tecnologia

Mensagem  mcl Qua Nov 25, 2009 10:33 am

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

De acordo com a entrevista de Ladislau EDUCAÇÂO E TECNOLOGIA ,o espaço de conhecimento está se multiplicando e o que nós temos que fazer é selecionar o que realmente é significativo, istoé fazer bem feito.

Isso é o que realmente interessa para enfrentarmos o mundo competitivo com as novas tecnologias.

mcl
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty ESCOLA E TECNOLOGIA

Mensagem  RAM Qua Nov 25, 2009 10:45 am

A educação brasileira está vencendo a exclução digital. O Ministerio da Educação vem criando projetos com o apoio da maioria dos estados. A escola deve repensar em seu papel viabilizando ações para mudanças não apenas de curriculos, também é fundamental que as capacitações aos professores seja mais amplas e que as escolas seja providas de equipamentos tecnológicos adequados. Shocked

RAM
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Ativ1.3 Simone Turma "M"

Mensagem  Simone Qua Nov 25, 2009 10:47 am

b]

O Universo das Tecnologias
[/b]

Acontece que o ritmo de desenvolvimento mental-cientifico estar se sobrepondo as demais, isso porque a corrida em busca da competencia tecnica não estar deixando tempo para for[mação acadêmica.
As novas tecnologias na educação deve ser implantada no Brasil e no mundo.Pois o ponto de partida mais amplo é a educação, ela é o elo das densidades dos conhecimentos de todas as atividades e estão aumentando a cada momento.Temos muito mais necessidades desses conhecimentos em todas as áreas,formando pessoas que daqui a dez ou quinze anos estão entrando no espaço profissional. : :

Simone
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Ativ.1.3-Carla-turma-M

Mensagem  Carla-M Qua Nov 25, 2009 10:57 am

Organizar o conhecimento dos nossos alunos é uma tarefa pouco realizada na educação brasileira.
Talvez pelo fato de ser uma tarefa complexa, torna-se difícil mudar essa metodologia atual e incorporar essa nova tecnologia.
Precisamos de mais capacitações, e assim, adquirir conhecimentos para trabalharmos com os recursos tecnológicos disponíveis nas nossas escolas e repassá-los de forma concreta.
Sendo dessa forma utilizada, teremos num futuro próximo,cidadãos conectados nas mudanças tecnológicas do mundo moderno.
Like a Star @ heaven

Carla-M
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty ativ.1.3-diva-turmaM

Mensagem  Diva Qua Nov 25, 2009 11:21 am

Nome: Maria Diva de Oliveira Lopes
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h
Turma: M – Novo Oriente
Multiplicador: Cledenildo Gonçalves dos Santos



[center]Educação para uma sociedade mais organizada.


[justify]O discurso sobre a qualidade da Educação, sempre tem gerado grandes reformas no currículo escolar, onde, tira-,acrescenta-se disciplinas e nada tem resolvido o grave problema da má qualidade do ensino. A ideia do sistema currícular de ensino é que seja organizado de forma squencial,onde,os alunos construiriam, conceitos ao longo de sua vida escolar. Na realidade oque realmenta tem se observado é que a educação, se mostram apenas selecionadora,conteudista e que,não tem contribuído muito para que o aluno organize seus pensamentos de forma lógica.Daí ,há agrande necessidade de análise maior em relação a oque se ensina e de como esta sendo ensinado,para que possamos ter uma sociedade competente para exercer a cidadania,como também capaz de realizar-se profissionalmente.

Diva
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Maria de Fátima -turma-M- Tecnologia na Educaçâo

Mensagem  M F M N Qua Nov 25, 2009 11:42 am

Novas descobertas tecnológicas

Sabemos que estamos na nova era digital,mas ainda estamos sentindo a necessidade de acompanhar essa evolução , como educadora quero sim, ser informada, informante e organizadora de conhecimento na utilizaçâo desses meios para crescermos juntos com o nosso educando. So assim poderemos desenvolver educaçâo de qualidade.


Laughing

M F M N
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty ativ.1.3-turma-m

Mensagem  Amélia Qua Nov 25, 2009 11:52 am

[center]Educaçao: um desafio a ser superado

[justify]É necessário repensar a educação e a escola no sentido amplo o conhecimento é construído aos poucos e deve ser de maneira organizada e cautelosa com sucessivas etapas e descobertas. A cada etapa e descoberta de novos conhecimentos o indivíduo muda de comportamento.
A escola não deve apenas ser lecionadora de conteúdos, deve mostrrar que utilidade os mesmos terão na vida cotidiana.As diversas maneiras e recursos usados no processo ensino aprendizagem ainda não satisfazem os anseios que desejamos alcançar quando procuramos repassar conhecimentos.

Amélia
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Educação Tecnológica

Mensagem  Marlu-M Dom Nov 29, 2009 7:41 pm

Educação tecnológica
A escola atual precisa passar por um processo de organização nos planejamentos, pois requer uma sequência de conhecimentos e informações, possibilitando as mudanças diante de uma explosão tecnológica que se apresenta como parceira nas ações e atuações educativas.
A educação sempre foi um desafio, este é só mais um a ser enfrentado. Vale abraçar essas oportunidades que nos são oferecidas e. tentar mudar a realidade da educação em nossas escolas, produtoras e divulgadoras de conhecimentos

Marlu-M
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3 Empty Re: Fórum Educação e Tecnologia - atividade 1.3

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos